Aluno: Claudonei das Neves Rosa
Turma: TO04RTV
Disciplina: Projeto Pedagógico Utilizando Rádio e TV - RTV
Curso: Especialização Tecnologias em Educação
Plano de Atividade – Enriquecendo nosso planejamento
Tema: As Relações entre os seres vivos – Equilíbrio Ecológico ANO: 6º ano
1. Competências:
Ser capaz de Utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recurso para garantir a sustentabilidade do planeta.
2. Habilidades:
Perceber a importância das plantas na vida do homem e dos animais reconhecendo a interdependência dos seres na manutenção da vida.
Observar, descrever e comparar animais e vegetais em diferentes ambientes relacionando suas características ao ambiente em que vive.
3. Objetivo da Aula:
Entender que nenhum ser vivo vive sozinho, todos depende direta ou indiretamente um do outro estabelecendo assim diversas formas de relações ecológicas.
Compreender que todas as formas de vida dependem totalmente dos vegetais para sua sobrevivência.
Promover uma campanha de sensibilização para toda a comunidade escolar, utilizando a Rádio Escola sobre a importância de preservarmos os ecossistemas.
Desenvolver um trabalho de campo com entrevistas e produção de vídeo na comunidade local sobre as queimadas e suas conseqüências para o equilíbrio ecológico e divulgar no blog da escola.
4. Sensibilização da Turma:
Sensibilização dos alunos de forma que percebam o quanto dependemos um do outro direta ou indiretamente e a importância desse equilíbrio nos ecossistemas do planeta.
Levá-los a perceber o seu papel diante dos problemas ambientais pelos quais estamos vivenciando ultimamente e o que podemos fazer para minimizá-los.
5. Conteúdos:
Equilíbrio Ecológico - Relações ecológicas Harmônicas e Desarmônicas
6. Estratégias:
Exposição oral de conteúdo, Apresentação de slide retratando a biodiversidade e a importância das relações ecológicas, construção coletiva e individual de mapas conceituais no laboratório de informática.
Organizar as turmas em equipes onde cada uma ficará responsável pela produção dos boletins informativos a serem divulgados na rádio escola sob a orientação dos professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História e Ciências, bem como os professores de Matemática e Geografia responsáveis pela orientação do levantamento de dados geográficos e estatísticos sobre o tema em questão.
Outras equipes irão a campo na comunidade local gravar vídeos e entrevistas sobre as conseqüências das queimadas para o equilíbrio ecológico, bem como as nossas responsabilidades diante destes problemas.
7. Processos Mentais
Observar, descrever, comparar, relacionar, conceituar, confrontar, indagar, questionar, refletir, analisar, problematizar.
8. Revisão do Dia
Revisão da aula anterior buscando a ligação entre biodiversidade e as relações ecológicas e suas implicações no equilíbrio ecológico. A ação humana sobre os ecossistemas e suas conseqüências, bem como o que podemos fazer para minimizar essa problemática.
9. Tarefa de Classe
Atividades do livro pág. 44 e 45 e construção de outros mapas conceituais no laboratório de informática baseando nos problemas ambientais locais.
10. Tarefa de Casa:
Realizar uma pesquisa: Existem diversas espécies de insetos que atacam lavouras, estabelecendo com os seres humanos uma relação de competição.
Identificar um exemplo desse tipo de inseto. Explicar como se dá a ação dele sobre as plantas que usa como alimento.
Trabalhos de campo para produção de boletins informativos, entrevistas e produção de vídeos sobre os problemas ambientais e dentre eles destacar as queimadas com suas respectivas conseqüências para o equilíbrio ecológico e nosso papel diante desses problemas.
11. Recursos didático-tecnológicos:
Aula expositiva, com apresentação dos conteúdos do livro didático em Data show para construção do mapa conceitual juntamente com os alunos e utilização do laboratório de informática para pesquisa e construção em grupo de mapas conceituais.
Utilização do laboratório de informática para produção dos boletins informativos e edição das entrevistas e os vídeos.
13. Término da Aula
Reforçar a sobre a importância das atividades de classe e de casa.
Destacar e enfatizar a importância desse trabalho de campo para sua aprendizagem e para a diminuição dos problemas ambientais.
Avaliação dos Objetivos do Dia:
Fazer uma sondagem para verificar se os objetivos da aula foram alcançados através da produção dos materiais de pesquisa e o envolvimento da equipe.
Avaliação da Aprendizagem:
Através da resolução das atividades em classe do envolvimento na elaboração dos mapas conceituais e das tarefas de casa, em seguida fazer uma sondagem do nível de aprendizagem adquirido no desenvolvimento das referidas atividades. Também pelos dos materiais produzidos na pesquisa de campo.
14. Parecer do Suporte Pedagógico
Gurupi, ______ de ________________2010. _____________________________
Suporte Pedagógico
Nenhum comentário:
Postar um comentário