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quarta-feira, 16 de junho de 2010

As Mídias e a Prática Pedagógica

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA Utilizar mídias na prática pedagógica nem sempre significa integrá-las a ela. Muitas vezes os educadores as utilizam como um complemento das aulas, mas não aproveitam o potencial inovador das tecnologias, de forma que estas servem apenas para reforçar velhas práticas. A integração dessas mídias ocorre à medida que os educandos, através de seu uso, encontram oportunidades de construir seu conhecimento, por meio da mediação e orientação do professor. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações e passa a ser aquele que cria situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo a ele realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Pois segundo Valente (2000) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4). O educador precisa dar espaço para que desenvolvam competências através da significação e resignificação das informações, transformando-as em conhecimentos de modo que os alunos busquem informações que deverão ser transformadas em conhecimentos realizando tarefas lançadas como desafios. Nessa perspectiva os educandos aprendem a trabalhar de forma colaborativa, refletindo sobre as informações ao invés de simplesmente copiar e colar, como muitas vezes ocorre. É que o educador precisa compreender as linguagens midiáticas e isso só poderá ocorrer com formação continuada, através da trocas de informações e saberes. Mas a diferença nessa mudança de postura estará quando o educador tiver a curiosidade de aprender a aprender o que será fundamental para sua reflexão e mudança sobre sua prática. O educador precisa ter a competência de ser um aprendiz, ser pesquisador. De buscar a própria formação, inserindo–se em listas de discussão, participando de fóruns, buscando parcerias de trabalho entre os colegas da escola. Moran afirma que “faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que fazemos conosco, com os outros, com a vida. Se somos pessoa aberta as utilizaremos para comunicar-nos mais e interagir melhor. Se somos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes”. Utilizar a internet ou outras mídias apenas para receber informações é reforçar a idéia do professor detentor do saber. Claudonei Neves Biólogo

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