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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Introdução das Novas Tecnologias no Processo Ensino Aprendizagem

POR UMA NOVA FORMAÇÃO
Na virada do século, não se trata mais de nos perguntarmos se devemos ou não introduzir as novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo. Atualmente, professores de várias áreas reagem de maneira mais radical, reconhecendo que, se a educação e a escola não abrirem espaço para essas novas linguagens, elas poderão ter seus espaços definitivamente comprometidos (Kawamura, 1998), pois nos deparamos hoje com alunos que dominam essas tecnologias e para acompanharmos essas mudanças precisamos estar sempre nos inteirando e aperfeiçoando com as mesmas. Sabemos, entretanto, que os meios, por si sós, não são capazes de trazer contribuições para a área educacional e que eles são ineficientes se usados como o ingrediente mais importante do processo educativo, ou sem a reflexão e planejamento. Mesmo aqueles os que defendem a tecnologia, proclamando apenas seus benefícios, deverem considerar que no contexto educacional deve-se adequar às necessidades do projeto político-pedagógico, colocando-se a serviço de seus objetivos e nunca os determinando. Nesse processo, o mais importante é considerar essa oportunidade como fundamental para questionarmos o paradigma tradicional de ensino ainda hegemônico no contexto educativo. O ideal é aproveitar este momento para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica até porque as novas tecnologias podem propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A utilização de tecnologias na escola e na sala desde que bem planejada impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto permite articulares as situações globais e locais, sem, contudo abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Ao desenvolver projetos em sala de aula, é importante levantar problemáticas relacionadas com a realidade do aluno, cujas questões e temáticas em estudo partem do conhecimento que ele traz de seu contexto e buscam desenvolver investigações para construir e desenvolver seu próprio conhecimento e ajude o aluno a compreender o mundo e a conviver criticamente na sociedade. Assim, a partir da busca e organização de informações oriundas de distintas fontes e tecnologias, valoriza-se a articulação entre novas formas de representação de conhecimentos através das mídias e respectivas formas de linguagem que mobilizam pensamentos criativos, sentimentos e representações, contribuindo para a comunicação, a interação entre pessoas e objetos de conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento de produções. Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual, que requerem o desenvolvimento de programas de formação continuada de professores com vistas ao aperfeiçoamento e aplicabilidade dessas tecnologias no processo ensino aprendizagem. Claudonei Neves Gurupi - TO

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