Aluno: Claudonei das Neves Rosa
Turma: TO04DD
Disciplina: Mídia Cultura e Sociedade - MCS
Curso: Especialização Tecnologias em Educação
Mediadora: Vera Ribeiro de Souza
Os Conceitos e os Usos
Na atual conjuntura da “sociedade em rede” (CASTELLS, 1999) na qual vivemos, podemos observar que o uso das tecnologias e das mídias tem sido fundamentais para a perpetuação ou para a resignificação da cultura, compreendida ainda como o conjunto de elementos materiais ou imateriais produzidos pelo ser humano, porém Mídia é um termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação. Literalmente "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são "media" e "medium", respectivamente. Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal), para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora). Assim, "O termo mídias” configura como novas maneiras ou instrumentos, de interação entre os indivíduos e o mundo.
Mas neste processo de transformação pela qual passa nossa sociedade, como mídia e cultura se relacionam? Podemos dizer que esta relação está no fazer diário do ser humano, ao buscar construir ou refazer sua própria práxis, ou seja, quando o ser humano busca viver e – para isso – tenta construir alternativas viáveis para sua manutenção ou para a sua perpetuação, ele tem criado elementos (mídias) que propiciem a difusão ou que possam acumular o saber original e originado para que outras gerações também possam desfrutar deste conhecimento que está sendo produzido.
Porém nesta complexa relação entre mídia e cultura as informações no processo de ensino são menos dependentes do professor, pois a tecnologia nos supre o suficiente, ficando para o mestre ajudar o aluno a interpretar os inúmeros dados, relacioná-los e contextualizá-los.
Entra em cena uma nova realidade onde o professor cujo principal objetivo não é mais transferir a informação, mas atuar como orientador e mediador do processo de ensino e aprendizagem.
Neste caso a educação para a mídia requer uma reformulação cultural e de atitude dos educadores que precisam aceitar que não são mais os únicos detentores do saber e que não existe mais uma única forma de ensinar e aprender. O professor deve ser compreendido como facilitador de aprendizagens é um intermediário de saberes, praticando uma pedagogia ativa centrada no aluno e que tem um papel decisivo na construção do cidadão crítico e ativo.
Referências Bibliográficas
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Editora Paz e terra S/A, 2003.
------. Cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1966.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Capinas, SP: Autores Associados, 2001.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Tradução Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias a mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
http://fernandoscpimentel.blogspot.com/2010/05/como-midia-e-cultura-se-relacionam em.html> acesso 18/05/10.
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