Disciplina: Mídia, Cultura e Sociedade.
Atividade final – Estudos de Recepção
Mediador Pedagógico: Vera Ribeiro de Souza
Nome: Claudonei das Neves Rosa
Atividade de Recuperação
O programa: Super Nanny
Canal: SBT
Produção: Sistema Brasileiro de Televisão, 2010 – Brasil
Formato original: Nanny
Duração: 50 minutos
Programação: semanal (aos sábados às 21h15min)
Gênero
Este estilo de programa é sucesso em várias partes do mundo, no Brasil a Super Nanny começou a ser exibido na TV aberta brasileira em 2006, no SBT, e atualmente se encontra em sua quarta temporada, onde é transmitido semanalmente aos sábados às 21h15min, com uma duração aproximada de 50 minutos, divididos em três ou quatro blocos, e o que se observa no intervalo dos blocos são propagandas sempre direcionadas a pais e filhos, produtos para crianças, mas sempre procurando mostrar nas mesmas uma relação saudável entre pais e filhos, e que em seu formato de um reality show tem atraído a atenção de muitos expectadores, uma vez que o programa aborda uma problemática ligada ao desenvolvimento infantil.
Conceito
Essa problemática na relação de autoridade entre pais e filhos é uma realidade em um grande número de lares em nosso país, sendo responsáveis por grandes conflitos familiares, com isso a Super Nanny tem conquistado a cada dia a atenção de muitos expectadores pelo modo como propõe solucionar esses problemas tão complicados, mas que com sua intervenção parece ser tão fácil ou algo não real, os métodos adotados por ela para ajudar essas famílias com problemas têm ajudado muitas outras famílias pelas dicas que ela passa durante o programa.
Estrutura narrativa
A estrutura do programa segue uma ordem, onde uma família com problemas na relação entre pais e filhos, quanto a imposição de limites aos mesmos pedem socorro à Super Nanny.
-Primeiramente faz-se descrição geral da situação com depoimento dos pais;
-O pedido de socorro à Super Nanny;
-Acompanhamento da rotina familiar (observação);
-Análise das situações observadas juntamente com os pais e a especificação das regras e possíveis soluções;
-Atuação dos pais colocando em prática as regras;
-Análise feita pela especialista com relação à atuação dos pais seguida do feedback, ou seja, o resultado da atuação dos mesmos, pontuando os êxitos e onde devem se aperfeiçoarem.
O Período de gravação do programa compreende um intervalo de 7 dias contando desde a fase de observação, colocação das regras e dicas feitas pela especialista aos pais, feedback e a conclusão do acompanhamento, isso sistematizado e editado para um programa de 50 minutos.
Temática
Famílias com problemas em relação a autoridade/relação entre pais e filhos, os quais contam com a ajuda da Super Nanny, uma vez que são situações que podem ser contornadas com ajuda de um especialista que este caso é a Super Nanny a pedagoga Cris Poli.
Valores Transmitidos
O programa exibido no dia 31/07/10 retrata bem uma difícil realidade comum em muitos lares em nosso pais, a mãe separada Lucymara (corretora de imóveis) com as filhas Isabele de 4 anos e Mariana de 2 anos, de modo que a mãe frustrada com sua situação sentindo-se culpada por todos seus problemas familiares, acaba por não deixar que suas filhas cresçam tratando-as como bebês, o que acabou deixando-as mimadas e birrentas, dificultando sua relação com as mesmas.
Porém fica visível que o programa busca transmitir muitos valores importantes para a harmonia do ambiente familiar como:
-Cooperação entre os cônjuges com a responsabilidade de educar os filhos;
-Limites e disciplina;
-Respeito a normas e regras com rigidez;
-Momentos de lazer entre pais e filhos;
-Momento para ouvir o outro;
-Respeito mútuo as papéis de cada um;
-Auto-estima;
-Aceitar as diferenças;
Tom e registro verbal
No programa acompanhado, o registro verbal era determinado pelo diálogo entre mãe e filhas, numa situação normal de seu cotidiano, acompanhados de momentos mais ou menos dramáticos, mímicas, cochichos entre os componentes da família, acompanhados com trilhas sonoras condizentes com cada situação de modo a dar certa ênfase na situação, esse registro informal do cotidiano estabelecido pelo diálogo do grupo familiar, tinha sempre uma ligação formal com os olhares da especialista Cris Poli – Super Nanny.
Direção: Estilo de filmagem
De modo geral as situações históricas das famílias mostradas pelo programa se divide em vários momentos, o primeiro caracteriza-se pela história narrada pelos pais, onde cada um coloca sua versão do problema, numa linguagem direta com olhares para a câmera, a segunda parte da filmagem, segue sempre uma mesma linha, primeiramente é mostrado as dificuldades dos pais em relação aos filhos, seguido do pedido de socorro para que a especialista entre em cena, que a partir daí acompanha o cotidiano da família, sem nenhuma intervenção, após esse momento a especialista senta com os pais pontuando as falhas e propondo sugestões para intervenção na situação observada, porém o que percebi nesse momento o primeiro passo proposto pela especialista foi corrigir o desvio apresentado pela mãe, destacando como ela deveria se comportar consigo mesmo: elevando sua auto-estima, liberação das culpas, medos e inseguranças, para depois iniciar o trabalho com as crianças, de modo que, dá para perceber que o pedido de socorro primeiramente vem para os pais depois para os filhos, que conforme as dicas da especialista Super Nanny, passe a ganhar atenção dos filhos e a impor certos limites sem a necessidade de castigos ou outros métodos mais agressivos.
Estilo de montagem
A montagem do programa não segue uma cronologia, pois busca retratar a situação do momento, uma vez que a narrativa busca mostrar uma seqüência de imagens que busca enfatizar aquilo que narrador está contanto.
Trilha sonora
As músicas têm um papel muito importante durante a exibição de um drama, uma vez que mesma pode gerar uma situação, de angustia, satisfação, calma, inquietação, tornando a trama mais evolvente, visto que dependendo da situação a ser veiculada, usam-se músicas clássicas, ritmadas e angustiantes o que gera certa inquietação ao espectador e segura a audiência do programa.
Público Alvo
O programa é direcionado às famílias, mas de um modo geral, tem ganhado uma atenção especial do publico feminino, de jovens e crianças, visto que esse drama se passa em grande parte de nossos lares, o que em minha opinião tem como um dos fatores responsáveis o processo de urbanização, uma vez que as famílias se tornaram cada vez mais isoladas do convívio com seu núcleo familiar, pois há uns 20 ou 30 anos atrás conviviam juntos pais, filhos, tios, avós, netos, onde os quais dividiam a responsabilidade pela educação dos mesmos, mas com esse afastamento recaiu subitamente a responsabilidade pela formação do caráter dos filhos sobre duas pessoas os dois pai e mãe, e o mais triste é ver o resultado de tudo isso, crianças mal educadas, birrentas, que não sabem CONVIVER com as diferenças entre pessoas e suas personalidades.
O público a quem ele se dirige também pode ser presumido em razão do tipo de relações publicitárias que são transmitidas nos intervalos. Os produtos vendidos são de vários tipos: cuidado para o corpo, perfume masculino, serviços para a família, automóveis, empréstimos bancários, etc.
Avaliação
Pontos fortes
Aborda uma problemática que é real em muitos de nossos lares e que, a dica fornecida pela especialista tem contribuído significativamente com muitas famílias com problemas, uma vez que segundo a pedagoga Cris Poli, o que ela mais faz e o faz melhor é educar os pais... . É neles que ela percebe as maiores falhas.
Pontos de Fraqueza
As intervenções propostas pela especialista, para as famílias que apresentam problemas, parecem ser muito simples diante das situações exibidas durante o programa, de modo que não parece ser real em vista do tão pouco tempo que isso é trabalhado, pois como ela mesma diz que as crianças são os seres mais puros e doces do mundo, mas podem virar a vida de uma família de cabeça para baixo se os pais não determinarem limites, como uma situação de crise que envolve toda uma família pode ser resolvida em 7 dias?
Percepção do analista
O programa tem como proposta oferecer subsídios às famílias que apresentam problemas com a disciplina dos filhos e ou mesmo entre os próprios cônjuges, porém a abordagem feita pela especialista parece ser tão simples e eficiente que parece ser algo não real.
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